Proinfo II-5º encontro
UNIDADE II- ATIVIDADE FINAL.
TEMA: PASSEIO DE TREM
Série: Infantil 5
Disciplina: Arte
Professora: Janete
Número de aulas: 3
Tempo das aulas: 50 minutos
OBJETIVOS:
Vivenciar parâmetros musicais em músicas infantis e
eruditas.
Elaborar composição musial com elementos estudados
nas aulas.
CONTEÚDOS:
Altura, densidade, duração, intensidade
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
Na primeira aula comentarei sobre o tema de nossas
próximas aulas: “Passeio de trem “, questionando os alunos sobre
quem já viajou de trem, quem já viu um, como ele é, que barulhos
faz. Organizarei as crianças em círculo e elas se ficarão em
filas, lembrando irmos para a sala de DVD, assistir o vídeo
“Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa
Lobos,http://www.youtube.com/watch?v=1F59ZyO3rLs,
vamos cantando a música “Trem de ferro”,
http://www.ciframelodica.com.br/musicas/?musica=1311e
ao assistir o vídeo deverá ser observado como é o barulho do trem
nas subidas, descidas e qual é a intensidade destes sons. Imitaremos
os barulhos do trem. Já em sala de aula, distribuirei jornais, papel
celofane, ganzás para que as crianças lembrem dos barulhos do trem
e os representem nos instrumentos
apresentados.https://www.blogger.com/next-blog?navBar=true&blogID=2023231538439596861
Na aula seguinte retomaremos a composição musical
iniciada na aula anterior e para melhorar nossa composição
mostrarei a eles minha flauta, as partes que a compõem e falarei
sobre a importância da higienização do instrumento e que farei o
apito do trem na flauta e que depois que apitarei três vezes eles
iniciam a composição, primeiro o apito, depois as rodas vão
devagar, depois depressa, em seguida muito depressa, vai diminuindo a
velocidade e pára. Cantarei a melodia “Trem de ferro do sertão”
frase por frase, os alunos deverão repetir a melodia cantar
juntamente com a professora.
Na terceira e última aula retomarei a música “Trem
de ferro do Sertão”, só que cantaremos a melodia e na parte do
ô,ô,ô faremos um movimento com as mãos que acompanharão a
melodia, depois distribuirei papel celofane, ganzás e jornais para
que na parte do ô,ô,ô a voz seja acompanhada desses instrumentos.
Para encerrarmos nosso passei faremos uma viagem de
trem.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e diagnóstica, observada
através da participação dos alunos nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário