sexta-feira, 25 de abril de 2014


Proinfo II-5º encontro
UNIDADE II- ATIVIDADE FINAL.

TEMA: PASSEIO DE TREM

Série: Infantil 5
Disciplina: Arte
Professora: Janete
Número de aulas: 3
Tempo das aulas: 50 minutos

OBJETIVOS:
Vivenciar parâmetros musicais em músicas infantis e eruditas.
Elaborar composição musial com elementos estudados nas aulas.

CONTEÚDOS:
Altura, densidade, duração, intensidade

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

Na primeira aula comentarei sobre o tema de nossas próximas aulas: “Passeio de trem “, questionando os alunos sobre quem já viajou de trem, quem já viu um, como ele é, que barulhos faz. Organizarei as crianças em círculo e elas se ficarão em filas, lembrando irmos para a sala de DVD, assistir o vídeo “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa Lobos,http://www.youtube.com/watch?v=1F59ZyO3rLs, vamos cantando a música “Trem de ferro”, http://www.ciframelodica.com.br/musicas/?musica=1311e ao assistir o vídeo deverá ser observado como é o barulho do trem nas subidas, descidas e qual é a intensidade destes sons. Imitaremos os barulhos do trem. Já em sala de aula, distribuirei jornais, papel celofane, ganzás para que as crianças lembrem dos barulhos do trem e os representem nos instrumentos apresentados.https://www.blogger.com/next-blog?navBar=true&blogID=2023231538439596861
Na aula seguinte retomaremos a composição musical iniciada na aula anterior e para melhorar nossa composição mostrarei a eles minha flauta, as partes que a compõem e falarei sobre a importância da higienização do instrumento e que farei o apito do trem na flauta e que depois que apitarei três vezes eles iniciam a composição, primeiro o apito, depois as rodas vão devagar, depois depressa, em seguida muito depressa, vai diminuindo a velocidade e pára. Cantarei a melodia “Trem de ferro do sertão” frase por frase, os alunos deverão repetir a melodia cantar juntamente com a professora.
Na terceira e última aula retomarei a música “Trem de ferro do Sertão”, só que cantaremos a melodia e na parte do ô,ô,ô faremos um movimento com as mãos que acompanharão a melodia, depois distribuirei papel celofane, ganzás e jornais para que na parte do ô,ô,ô a voz seja acompanhada desses instrumentos.
Para encerrarmos nosso passei faremos uma viagem de trem.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua e diagnóstica, observada através da participação dos alunos nas atividades propostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário